A Biblioteca Braille do Amazonas, situada no Bloco C do Sambódromo, celebra 24 anos de dedicação no dia 8 de novembro. Seu propósito fundamental é fomentar a integração, promoção e inclusão de indivíduos com deficiência visual na esfera social, cultural, educacional e profissional. Esse compromisso visa aprimorar a qualidade de vida, oportunidades de estudo, interação social e contribuir para a realização de pesquisas e trabalhos.
O vasto acervo da biblioteca abrange mais de 50 mil obras, incluindo livros digitalizados, obras faladas, textos em Braille e filmes com audiodescrição. Desde 2009, a instituição é também responsável pela audiodescrição de apresentações no renomado Teatro Amazonas. Para oferecer ainda mais suporte, a biblioteca disponibiliza estúdios de gravação, máquinas de escrever em Braille, computadores especializados, impressoras em Braille, scanners de voz e lupas eletrônicas.
Além de fornecer acesso a esses recursos, a Biblioteca Braille do Amazonas promove cursos abrangentes para pessoas com deficiência visual, abordando diversas áreas de conhecimento. Os resultados falam por si, com mais de 50 indivíduos com deficiência visual aprovados em concursos e mais de 260 ingressando em vestibulares, graças aos serviços oferecidos.
O Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, destacou a importância dessa iniciativa, descrevendo-a como vital para garantir a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, proporcionando-lhes oportunidades acessíveis de aquisição de conhecimento.
Gilson Mauro, gerente da Biblioteca Braille, enfatizou que a instituição é um agente de realização de sonhos, um defensor do respeito às pessoas com deficiência, e reafirmou o compromisso contínuo com a cidadania desses indivíduos.