Foto: Divulgação

Dia Internacional da Doação de Livros incentiva a leitura e distribuição de obras literárias

Foto: Divulgação

Celebrado anualmente no dia 14 de fevereiro, o Dia Internacional da Doação de Livros reforça a importância do acesso à leitura e da distribuição de livros para diferentes públicos. No Amazonas, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do Departamento de Literatura, promove iniciativas como o Programa Mania de Ler e o Projeto Ampliação e Atualização de Acervo. Essas ações possibilitam a doação de livros de literatura em geral para bibliotecas, salas de leitura, projetos sociais, alunos, pesquisadores e acadêmicos da capital e do interior do estado.

Desde sua implementação, em 2012, até 2025, o Projeto Ampliação de Acervo Anual contabiliza 128.155 livros doados, promovendo o gosto pela leitura e contribuindo para a formação cultural, social e intelectual da população.

Mania de Ler: Incentivo à Leitura

Coordenado por Oiana Couto, gerente administrativa do Departamento de Literatura, o Programa Mania de Ler tem como objetivo incentivar a leitura e a difusão de boas obras literárias. “Atendemos escolas estaduais, municipais, da capital e dos municípios da região metropolitana, além de comunidades próximas à capital, através das bibliotecas volantes”, explica a coordenadora.

O programa inclui a “Ampliação e Atualização de Acervo”, que distribui livros para bibliotecas e projetos de incentivo à leitura, e a “Estação da Leitura”, que disponibiliza caixas-estantes em instituições públicas e privadas, facilitando o acesso gratuito aos livros.

Na edição mais recente, o Mania de Ler esteve presente no encerramento do Festival de Férias com a Central de Artes e Educação, no dia 26 de janeiro, contando com a participação da escritora Eli Soares, conhecida como “Bruxinha Lepap”, que lançou sua obra “A Aventura do Vento e do Papel” no Largo de São Sebastião.

Banco do Livro: Reaproveitamento e Compartilhamento

O projeto “Banco do Livro” recebe doações espontâneas do público, realiza a triagem dos exemplares e redistribui os livros adequados para outras iniciativas. “Essa triagem permite que os livros doados sejam reaproveitados e encaminhados para o projeto Ampliação e Atualização de Acervo e para a Estação da Leitura”, explica Oiana Couto.

Doação de livros fortalece acervo infantil

Recentemente, a Biblioteca Pública do Amazonas recebeu 557 livros, 48 gibis e um livro-brinquedo doados pelo Projeto Social de Leitura do Colégio Connexus. A entrega oficial aconteceu em 24 de janeiro e contou com a participação de alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental 1, liderados pela professora de Língua Portuguesa Fernanda Zureiq.

O acervo arrecadado beneficiará a seção infantil da Biblioteca Pública do Amazonas, proporcionando mais opções de leitura para crianças que frequentam o espaço. A entrega contou com a presença dos bibliotecários Lisiane Mendes e Davi Carvalho, representantes da instituição beneficiada. Ao todo, foram arrecadados 606 livros para compor o acervo infantil da biblioteca.

Como doar livros?

 

O Departamento de Literatura recebe doações de livros de literatura para repasse a projetos e salas de leitura na capital e no interior do estado. Interessados em contribuir podem entrar em contato pelo e-mail literatura@cultura.am.gov.br ou pelo telefone (92) 3637-6680.

Deixar Comentário

plugins premium WordPress