Festival de Teatro da Amazônia: obras selecionadas em concurso de dramaturgia são divulgadas

As seguintes obras foram escolhidas no Concurso de Dramaturgia do 17º Festival de Teatro da Amazônia: “Quem Matou a Pequena Esperança?” de Geiber Teixeira, “O Morro do Bode Selvagem” de Felipe Jatobá, “O Amor é Tão Longe” de Lenine Charles, “Queimar a Casa” de Caio Lobo Muniz e “Dois Irmãos,” adaptado para o teatro por Cairo Vasconcelos. Essas peças farão parte da coletânea “Amazonas Dramaturgia,” com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024. Essa iniciativa é parte da mostra não competitiva Ednelza Sahdo, que tem como objetivo promover a escrita teatral e destacar a criatividade e inovação no gênero, valorizando a arte cênica do estado.

O Concurso de Dramaturgia é uma ação formativa que ocorre regularmente no Festival de Teatro da Amazônia, com o projeto de publicação da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) chamado “Amazonas Dramaturgias,” agora em seu terceiro volume. Os livros serão disponibilizados em formato digital e físico, com a versão digital permanecendo disponível no site da Fetam (fetam.com.br) indefinidamente e a versão física programada para 2024. As dramaturgias selecionadas serão lançadas na Mostra de Teatro do Amazonas, e exemplares serão distribuídos gratuitamente para apoiar os autores e enriquecer as bibliotecas públicas.

No processo de seleção, 26 obras de dramaturgia foram avaliadas por curadores Leyla Leong, jornalista e escritora, e Victor Nóvoa, renomado dramaturgo, que garantiram uma diversidade narrativa e de estilos. O 17º Festival de Teatro da Amazônia é possível graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução, apresentado pelo Nubank e organizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com o apoio da Weg, do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura de Manaus via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A edição de 2023 contou com 30 espetáculos, 31 apresentações distribuídas ao longo de nove dias de programação. Quinze espetáculos fizeram parte da Mostra Jurupari, dez integraram a mostra não competitiva Ednelza Sahdo, e cinco foram produções convidadas. No total, 216 trabalhos foram inscritos na seleção, provenientes de 22 estados do Brasil, abrangendo diversas linguagens teatrais, como infantil, adulto, teatro de bonecos, dança-teatro e performance.

Compartilhe