Foto: Divulgação

Projeto “Cine Circo” leva cinema e arte circense à Cidade Nova nesta sexta-feira (13)

O Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, localizado na rua Tupinambá, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, recebe nesta sexta-feira (13), às 14h, mais uma edição do projeto “Cine Circo”. A atividade é gratuita e contará com distribuição de pipoca, refrigerante e água para o público.

Realizado pelo coletivo Barravento Cultural, o “Cine Circo” foi contemplado no Edital de Chamamento Público Nº 004/2023 – Concurso-Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual, e conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A programação inclui a exibição de cinco curtas-metragens que exploram o universo lúdico e poético do circo:

  • Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante
  • Viagem na Chuva, de Wesley Rodrigues
  • Meu Nome é Maalum, de Luísa Copetti
  • Almofada de Penas, de Joseph Specker Nys
  • Napo, de Gustavo Ribeiro

Além dos filmes, o público poderá assistir esquetes cômicas com o Palhaço Numadi, interpretado pelo artista Richard Hartz. “É importante estar presente nas comunidades e levar o cinema e o circo como ferramentas de conhecimento, inclusão e valorização cultural”, destaca Hartz.

Arte em movimento

O projeto “Cine Circo” tem como objetivo promover o acesso à arte e à cultura em diferentes bairros da cidade, incentivando a ocupação de espaços públicos, fortalecendo a cena cultural local e valorizando a identidade manauara. A proposta também busca estimular a cidadania e articular parcerias com diferentes agentes sociais nas comunidades.

Segundo Jean Palladino, produtor cultural e um dos idealizadores do Barravento Cultural ao lado de Francine Marie, o retorno do público nas primeiras exibições superou as expectativas. “A união entre cinema e circo cativou o público. No Parque Rio Negro, por exemplo, o público chegou a pedir uma segunda sessão”, relembra.

A próxima parada do “Cine Circo” será no dia 21 de junho, às 14h, na Escola Municipal Ana Lúcia, também no bairro Cidade Nova.

 

Até o momento, o projeto itinerante já passou por espaços como o Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, Parque Rio Negro (zona oeste) e a Igreja Nossa Senhora de Aparecida, na zona sul de Manaus.

Deixar Comentário

plugins premium WordPress