11ª edição do Festival Amazonas de Dança apresenta atividades na capital e no interior

No ano de 2023, o Festival Amazonas de Dança (FAD) oferece uma programação que se estende tanto à capital quanto ao interior do estado. O evento terá sua 11ª edição inaugurada em 26 de agosto, às 20h, no Teatro Amazonas, onde serão prestadas homenagens aos ​​bailarinos Adalto Xavier, Miguel Maia e Dirlei Duarte. A entrada é gratuita.

Marcos Apolo Muniz, responsável pela pasta de Cultura e Economia Criativa, destaca a importância do Festival de Dança do Amazonas como um catalisador de intercâmbio cultural e diversidade entre os artistas, descobridor de talentos e veículo de aquisição de conhecimento.

“O festival evolui a cada ano, fortalecendo a arte da dança, democratizando a cultura e estreitando os laços com o público. Através de sua presença em diversos espaços culturais, o FAD desempenha um papel multiplicador da dança, educador de novas plateias e capaz de impactar positivamente a vida das pessoas”, destaca o secretário.

Agenda de Eventos

O evento se estenderá até 2 de setembro, com atividades iniciadas em centros de convivência, escolas, praças, bem como apresentações nos palcos do Teatro da Instalação, Teatro Gebes Medeiros e em diversas localidades do Amazonas. A realização do Festival Amazonas de Dança é conduzida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).

Thays Auzier, integrante da comissão do FAD, antecipou que o encerramento será realizado no Largo de São Sebastião, situado no centro de Manaus.

“Nossa proposta visa descentralizar as apresentações, levando a programação para bairros de Manaus e cidades do interior. As atividades incluem palestras, oficinas, vivências e diálogos com os participantes do festival”, afirma a organizadora. “Desejamos homenagear profissionais que desejamos para a promoção e valorização da arte à qual se dedicam. É um tributo ao trabalho deles”, ressalta.

Hip Hop

Segundo Thays Auzier, um dos destaques deste ano é a batalha de break em comemoração aos 50 anos do Hip Hop.

“Pela primeira vez no festival, teremos uma batalha All Style 1vs1 para celebrar essa ocasião. Isso representa um diferencial para o FAD, já que não foi muito explorado nas edições anteriores”, comenta um membro da comissão. “Buscamos romper com o convencional para ampliar o alcance do público e impactar mais pessoas com a arte”, acrescenta.

O anúncio com a lista dos espetáculos selecionados será divulgado nesta terça-feira (22/08) no Portal da Cultura (editais.cultura.am.gov.br).

Compartilhe