Reconhecido como uma das mais importantes celebrações da cultura popular do estado, o 65º Festival Folclórico do Amazonas Categoria Ouro inicia sua 65ª edição nesta sexta-feira (14/07), às 20h, no Centro Cultural Povos da Amazônia, localizado na Bola da Suframa, na avenida Silves, Distrito Industrial, zona sul de Manaus. Com danças folclóricas e participação da banda pernambucana Fulô de Mandacaru, a temporada do rico e folclore diversificado do Amazonas tem início. A entrada é gratuita.
O festival, promovido pelo Governo do Estado em colaboração com a Prefeitura de Manaus, expressa a rica diversidade cultural do Amazonas. O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, ressalta: “É gratificante testemunhar o empenho dos grupos folclóricos e das comunidades a cada edição, ao trazerem grandes espetáculos para a competição. O festival traz consigo a identidade cultural do Amazonas, transmitindo as tradições folclóricas de geração em geração”.
A abertura da Categoria Ouro, que marca o início da temporada junina, contará com a apresentação de seis grupos folclóricos que conquistaram o título de campeão em 2022: Ciranda Rosas de Ouro, Quadrilha Alternativa Funk na Roça, Quadrilha Tradicional Caipira na Roça, Dança Nacional Café XV de Outubro, Dança Internacional Caxemira e Quadrilha Cômica As Poderosas na Roça.
A festa de abertura prossegue com o show da Banda Fulô de Mandacaru às 22h15, trazendo a autossuficiência música nordestina e percorrendo diversas vertentes do forró.
A banda, composta por Armandinho do Acordeon, Pingo Barros e Tiago Muriê, possui uma trajetória de 22 anos e teve seu início no famoso São João de Caruaru, em Pernambuco, considerado o maior festival junino do mundo. Ao longo dos anos, eles gravaram 12 CDs e 7 DVDs, e têm uma agenda de shows em todo o território nacional. No mês de agosto, a Fulô de Mandacaru embarcará em sua sétima turnê internacional, levando o forró para diversos países, incluindo Portugal, França, Bélgica, Alemanha e Suíça.
Um dos momentos de maior destaque foi em 2016, quando a banda se consagrou como campeã do programa Superstar, alcançando sucesso em todas as mídias. A Fulô de Mandacaru também arrastou a conversão no Bloco “Galo da Madrugada” nos últimos quatro anos, além de se apresentar nos camarotes e no Pelourinho durante o Carnaval de Salvador. Neste ano, os músicos vão liderar o trio elétrico no circuito Barra-Ondina, no Bloco dos Vaqueiros.
“Esta será nossa primeira vez em Manaus e tenho certeza de que o público vai adorar. É uma honra abrir o 65º Festival Folclórico do Amazonas, uma celebração tão enriquecedora para a cultura”, disse Tiago Muriê, acrescentando que o público pode esperar um repertório repleto de sucessos do forró.
“Nosso show é muito especial porque trazemos o melhor do forró, com seu gênero, ritmo e alegria. Realizamos um panorama histórico, desde Luiz Gonzaga, passando pelo Trio Nordestino até os sucessos da banda Mastruz com Leite e, é claro, não podemos deixar de tocar os sucessos da Fulô de Mandacaru. Temos pirotecnia, tecnologia e envolvemos o público, que faz parte do espetáculo. Tenho certeza de que o povo do Amazonas vai adorar”, conclui Muriê.
Palco das apresentações
No sábado (15/07) iniciam as apresentações do 65º Festival Folclórico do Amazonas Categoria Ouro. Portanto, o público terá a oportunidade de participar de uma festa de 14 dias de apresentações.
De 15 a 29 de julho, o Centro Cultural Povos da Amazônia recebe 64 grupos folclóricos, nas modalidades: Dança Nordestina, Garrote Tradicional, Garrote Regional, Quadrilha de Duelo, Cacetinho, Dança Regional, Quadrilha Tradicional, Tribo, Dança Internacional, Ciranda, Dança Nacional, Quadrilha Alternativa e Quadrilha Cômica.
Nos dias 28 e 29 de julho, as apresentações são dos bois bumbás de Manaus, no Sambódromo, na modalidade Master B, o Clamor de um Povo, Tira Prosa e Brilhante. No dia 29, na modalidade Master A, vão se apresentar os bois Galante de Manaus, Corre Campo e Garanhão.
Programação do fim de semana
Sábado (15/07)
18:30 19:20 – GRUPOS DO PROJETO “VIDA E SAÚDE DO IDOSO ATIVO”
19:30 20:10 – DANÇA NORDESTINA – DESCENDENTES DE LAMPIÃO
20:15 20:55 – GARROTE TRADICIONAL – BRILHO DO CAMPO
21:00 21:40 – QUADRILHA DE DUELO – EM BUSCA DA PAZ
21:45 22:25 – CACETINHO – WAIMIRI ATROARI
22:30 23:10 – DANÇA REGIONAL – LENDAS E POVOS DA AMAZÔNIA
23:15 23:55 – DANÇA NORDESTINA – VINGADORES DO SERTÃO
Domingo (16/07)
19:30 20:10 – DANÇA NORDESTINA – NORDESTE SANGRENTO
20:15 20:55 – GARROTE REGIONAL – RENASCER
21:00 21:40 – QUADRILHA DE DUELO – MOSKETEIROS NA ROÇA
21:45 22:25 – CACETINHO – BANIWA
22:30 23:10 – DANÇA REGIONAL – SERAFINA
23:15 23:55 – DANÇA NORDESTINA – CANGACEIROS DE LAMPIÃO
Acompanhe a programação completa (dias e horários das apresentações) do 65º Festival Folclórico do Amazonas pelas redes sociais @culturadoam.