O Bumbódromo de Parintins, localizado no estado do Amazonas, está abrindo suas portas para o público desfrutar de visitas guiadas durante a temporada do 56° Festival Folclórico. Essa oportunidade única estará disponível entre os dias 28 de junho e 2 de julho, das 9h às 12h.
Para participar, os interessados devem agendar suas visitas através do portal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, sendo que o agendamento estará em breve disponível. O anúncio da abertura das inscrições será feito nas redes sociais da @culturadoam.
As visitas serão gratuitas e terão duração de aproximadamente 40 minutos. Serão atendidos 16 grupos, compostos por 10 pessoas cada, por dia. Durante o percurso, os visitantes terão a oportunidade de apreciar os murais grafitados presentes no complexo e na área circundante, além de esculturas em alto relevo na área externa. Também acompanham parte do itinerário os camarotes do Caprichoso e do Garantido, uma arena icônica onde os bumbás disputam suas apresentações, salas de apoio logístico ao atendimento ao público e os estandes oficiais dos bois.
O secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, destaca a importância dessa iniciativa, ressaltando que conhecer os espaços culturais e suas histórias é extremamente significativo. Essa ação contribui para apoiar a cultura local, oferecendo mais uma atração alternativa e gratuita aos visitantes durante o período do festival.
Além disso, neste ano, as visitas serão enriquecidas pela celebração dos 35 anos do Bumbódromo. Uma exposição especial será realizada no hall do espaço, exibindo fotografias históricas do próprio acervo do centro cultural, retratando a trajetória desse importante local.
Polo cultural
Dentro da estrutura do Bumbódromo, também funciona o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins, que coincidentemente está completando 10 anos de existência. O Liceu é uma iniciativa do Governo do Amazonas que busca oportunizar à população cursos artísticos de forma gratuita.
De acordo com o diretor do Liceu, Davi Nunes, a unidade já formou mais de 25 mil alunos, e possui mais de 1700 matriculados atualmente. “Fomentar a arte em Parintins é um dos principais objetivos da nossa unidade. Há uma gama enorme de artistas aqui e nós queremos incentivar a qualificação deles, além de, claro, promover geração de renda”, completa o diretor, que ressalta a importância da existência da unidade, referência no ensino das artes no interior do estado.
Para o historiador e antropólogo Diego Omar, curador da exposição “35 anos do Bumbódromo”, a visitação nesta época do ano promove o conhecimento público de várias etapas do processo de construção e reformulação do centro cultural.
“A iniciativa da visitação abre espaço para que tanto os turistas quanto às pessoas naturais de Parintins conheçam este monumento da cultura popular que é o Bumbódromo que, juntamente com o Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, é um lugar de convergência de diversos setores artísticos da cidade e se transforma em uma referência muito importante para o local”, finaliza o professor.
Nas demais épocas do ano, o Bumbódromo promove atividades educativas e de atendimento à população em suas dependências.
Sobre o festival 2023
O 56º Festival Folclórico de Parintins, trará para a arena do Bumbódromo a disputa entre Caprichoso e Garantido nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho. Promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o festival conta com o patrocínio oficial da Coca-Cola Brasil há 27 anos e tem como base os pilares da Cultura, Turismo e Sustentabilidade.