Caprichoso e Garantido encerram temporada de ensaios com paixão e emoção no Sambódromo de Manaus

No último sábado (24/06), os Bois Caprichoso e Garantido compartilharam o palco do Sambódromo, no Centro de Convenções de Manaus, para encerrar uma série de eventos que antecedem o Festival Folclórico de Parintins na capital. Assim como na abertura da temporada de ensaios, em março, as torcidas dos dois bumbás compareceram em peso, demonstrando sua garra e amor pelos bois de Parintins.

Representando o Caprichoso estiveram Anderson Figueiredo, Júlio Persil, Luiz Carlos, Arlindo Neto, Klinger Júnior e Canto da Mata, enquanto PA Chaves, Luciano Araújo, Felipe Júnior, Leonardo Castelo e David Assayag se apresentaram pelo Garantido. Essa temporada de ensaios, organizada pelo Movimento Marujada e o Movimento Amigos do Garantido em Manaus, foi considerada um sucesso, marcando uma retomada da cultura do boi-bumbá na capital.

Rogério Jesus, conhecido como Roca, presidente do Movimento Marujada e coordenador da Marujada de Guerra em Manaus, expressou sua satisfação com a temporada: “A temporada toda foi muito boa. O público atendeu, esteve presente aqui nos Bares do Boi que nós oferecemos, todos muito lotados desde o primeiro, no dia 25 de março, até hoje, quando estamos encerrando a temporada de ensaios. Fizemos bons espetáculos também. O palco correspondeu. Por isso, o público atendeu ao nosso chamado.”

Cláudia Santos, presidente do Movimento Amigos do Garantido, agradeceu ao apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, destacando sua importância para a realização dos ensaios: “Primeiramente eu quero agradecer esse espaço e essa estrutura aqui do Sambódromo ao governador Wilson Lima, ao secretário Marcos Apolo e ao secretário Cândido Jeremias pela parceria. Isso incentiva a cultura dos dois bois. É um resgate que estamos fazendo, tanto Garantido quanto Caprichoso, dessa cultura. Só temos a agradecer. Se não fosse o Governo do Estado e a Secretaria de Cultura, não iríamos conseguir fazer esse evento.”

Um dos destaques desse resgate cultural foi o renascimento do Grupo de Dança Movimentos, que acompanhou os ensaios do Caprichoso na capital até 2010 e evoluiu nesta temporada de 2023. O grupo, composto por membros agora “quarentões”, levou ao palco do Sambódromo as toadas dos anos 90, reavivando memórias e encantando o público.

No Sambódromo, a plateia era composta tanto por veteranos quanto por novos entusiastas do boi-bumbá. Alguns felizes aguardavam ansiosos pela oportunidade de ir a Parintins e vivenciar o festival, enquanto outros lamentavam não poder ter comparecido este ano. Ramile Vieira e Daniel Reis, torcedores do Garantido, estavam entre os que iriam à Ilha para conferir a magia do festival. Ramile expressou sua empolgação: “Comecei a vir aos ensaios este ano e gostei bastante. É uma festa que eu, definitivamente, vou passar a acompanhar firmemente todos os anos. Nós dois vamos a Parintins na quinta-feira (29/06) de lancha.” Daniel acrescentou: “É apenas minha segunda vez no curral, mas já fui a Parintins três vezes. Somos Garantido e vamos estar lá, dando essa força para sermos campeões dessa vez.”

Por outro lado, Andreia Ribeiro e Alexandre Almeida, torcedores do Caprichoso, não terão a oportunidade de ir a Parintins em 2023, mas fizeram questão de marcar presença no encerramento da temporada em Manaus. Andreia lamentou: “Eu vim na abertura e agora estou no encerramento da temporada. Também fui ao Planeta Boi. Infelizmente, por conta do trabalho, não vou a Parintins esse ano.” Alexandre também expressou sua tristeza: “Eu vim em quase todos os Bares do Boi esse ano. Faltei em um só. Achei melhor que todos os outros anos. Infelizmente, também por conta do trabalho, não conseguirei ir a Parintins este ano.”

Para aumentar ainda mais a emoção da noite, ocorreu um corte no abastecimento de energia do Sambódromo durante as últimas apresentações, levando os torcedores de ambos os bumbás a cantar com entusiasmo. Esse incidente inesperado acrescentou ainda mais beleza à paixão que os torcedores nutrem pelo Caprichoso e Garantido.

Compartilhe