Nesta segunda-feira (31/07), foram revelados os campeões da Categoria Ouro do 65° Festival Folclórico do Amazonas. O evento, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Manaus, foi realizado no auditório Daniel Gentil do Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), no Distrito Industrial.
Ao todo, 64 grupos de 13 modalidades competiram pelo primeiro lugar em 2023. Entre os vencedores estão: Justiceiros do Sertão (Dança Nordestina), Brilho do Campo (Garrote Tradicional), Em Busca da Paz (Quadrilha de Duelo), Baniwa (Cacetinho), Serafina (Dança Regional), Estrelinha (Garrote Regional), Explosão Junina na Roça (Quadrilha Tradicional), Maués (Tribo), Caxemira (Dança Internacional), Imperatriz do Norte (Ciranda), Café XV de Outubro (Dança Nacional), Funk na Roça (Quadrilha Alternativa) e Garotas da Noite (Quadrilha Cômica).
José Luís Santos, diretor de eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e presidente da mesa apuradora, destacou o nível elevado das apresentações, a organização e o empenho dos grupos folclóricos, que atraíram um público voluntário de mais de 10 mil pessoas a cada noite de apresentação no CCPA.
A Dança Nordestina foi uma das modalidades mais disputadas, e o título de campeão de 2023 ficou com os Justiceiros do Sertão, que alcançaram o pentacampeonato. O grupo “Baniwa” também comemorou o tricampeonato na modalidade Cacetinho, enquanto a “Explosão Junina na Roça” levou o título de campeão na Quadrilha Tradicional.
Após a premiação das danças folclóricas, a apuração das notas dos bois-bumbás de Manaus, Master B e A, ocorreu no mesmo local na segunda-feira (31/07). O festival, que ocorreu entre os dias 15 e 26 de julho no CCPA e 28 e 29 de julho no Sambódromo de Manaus, celebrou a rica tradição folclórica da região.