Corpo de Dança do Amazonas se apresentará em Festival em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de abril

No Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) terá uma apresentação especial no Festival Abril pra Dança, em São Paulo. Entre os dias 28 e 30 de abril, a companhia de dança contemporânea exibirá o espetáculo “TA | Sobre ser grande” no teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro. Essa apresentação é resultado do Prêmio Funarte de Circulação e Difusão de Dança, que a companhia recebeu em 2022. O apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, contribuiu para essa conquista.

O diretor artístico do CDA, Mário Nascimento, destaca a importância do reconhecimento da companhia amazonense e sua posição entre as três maiores e melhores companhias do país. “TA | Sobre ser grande” também será apresentado no Simpósio Internacional de Dança em Belo Horizonte em 11 de junho, no Teatro Amazonas em 20 de junho, e em Uberlândia (MG), durante o Festival de Dança de Uberlândia, em 15 de julho.

O espetáculo também terá mais apresentações em Manaus no Teatro Amazonas, nos dias 8 de agosto, 26 de setembro e 1º de outubro, dando a oportunidade ao público amazonense de conferir a performance da companhia.

O espetáculo

A cultura e valores dos povos indígenas da etnia Tikuna serviram como inspiração para a criação do espetáculo “TA | Sobre ser grande”. O diretor e coreógrafo, Mário Nascimento, explica que a palavra “TA” significa grande na língua Tikuna, e o espetáculo aborda a riqueza cultural dos povos originários e seus ensinamentos.

A relação simbiótica dos indígenas com a natureza também é retratada, destacando sua importância na preservação das florestas e dos rios. Nascimento enfatiza que, se não protegermos as florestas, os rios e os povos originários, perderemos a essência da nossa humanidade. Em cena, é mostrado um povo forte e poderoso, que domina as alquimias e a magia das florestas.

O CDA

O Corpo de Dança do Amazonas (CDA) foi criado em 1998 pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, para compor os Corpos Artísticos do Teatro Amazonas.

A companhia é referência em Dança Contemporânea no Amazonas e na Região Norte do país, mantém uma programação artística com repertório diverso. Vem construindo um patrimônio imaterial reconhecido nacionalmente.

São mais de 60 obras realizadas com a colaboração de artistas convidados do Brasil e do exterior, que mostram a diversidade cultural local por meio da pluralidade da dança contemporânea.

Por meio de suas ações, o CDA visa à difusão da dança, o aprimoramento técnico e artístico, a pesquisa, o desenvolvimento de projetos artístico-culturais e a formação de um público crítico, que receba em cada apresentação a qualidade, a energia e a paixão que a companhia tem no seu jeito de fazer dança.

O CDA visa, ainda, articular diálogos que ampliem e potencializem sua capacidade de atuação, sempre pensando e repensando sua função e contribuição na formação cultural, levando em consideração a singularidade da Amazônia e a diversidade e abrangência da cultura.

Compartilhe

Deixar Comentário