A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Amazonas está promovendo uma portaria com o objetivo de oferecer apoio financeiro a festividades folclóricas abertas ao público, tanto na capital quanto no interior do estado. O prazo de inscrições para a portaria encerra em 7 de julho, às 17h.
Essa iniciativa tem como propósito atender às demandas de apoio cultural para eventos folclóricos públicos realizados no estado do Amazonas durante o período que vai de junho a agosto, tradicionalmente marcado por essas celebrações.
O edital abrange uma ampla variedade de festividades folclóricas, incluindo festas juninas, arraiais, festas típicas, quermesses e festivais folclóricos, entre outras manifestações que contribuem para o desenvolvimento das atividades culturais e artísticas no estado do Amazonas, desde que atendam aos requisitos do edital.
Para realizar a inscrição, é necessário que o solicitante apresente seus documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, juntamente com documentos que comprovem sua responsabilidade pela organização do evento. Também são exigidos o portfólio do evento e podem ocorrer autorizações e licenças relacionadas a espaços públicos, quando aplicável. Além disso, o solicitante deve ter realizado pelo menos três edições anteriores do mesmo evento para ser elegível ao auxílio.
Anne Paiva, assessora jurídica da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ressalta a importância de enviar os documentos dentro do prazo estipulado. Ela recomenda que os interessados não deixem para a última hora, a fim de garantir que todos os documentos sejam entregues de maneira adequada e antecipada, permitindo a resolução de possíveis eventualidades.
As solicitações devem ser enviadas por meio do site oficial da Secretaria Criativa ou do link https://form.cultura.am.gov.br, e devem conter informações como a data do evento, endereço completo, horário de início e término, além do nome e contatos telefônicos do responsável, acompanhados da documentação mencionada, que pode ser encontrada de forma mais detalhada no próprio edital.
“As festividades folclóricas têm uma grande tradição em nosso estado. A intenção da Secretaria ao lançar essa portaria é promover maior democratização da nossa cultura regional do Amazonas”, declarou Marcos Apolo Muniz, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.