Os triciclos, estruturas de metal com lonas e guidões de bicicleta, são os principais meios de transporte em Parintins, situados a 369 quilômetros de Manaus. Durante o Festival Folclórico, que ocorre nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho deste ano, fazer um passeio pela cidade em um triciclo é uma atividade obrigatória para os visitantes da ilha tupinambarana.
A rota dos tricicleiros, que faz parte da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP) e da Associação dos Tricicleiros (ATPIN), inclui os seguintes atrativos turísticos: a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, o Bumbódromo, a Praça da Liberdade, o Curral do Caprichoso e a Igreja Sagrado Coração de Jesus.
O ponto de partida para o passeio pode ser a Catedral, um cartão-postal da cidade que leva o nome da padroeira de Parintins, ou o Cais do Porto, dependendo da preferência do cliente. O city tour segue em direção ao majestoso Bumbódromo, palco das três noites de disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
A terceira parada é na Praça da Liberdade, construída na década de 1990 e adornada com esculturas de alto relevo que retratam a história da ilha. Para fornecer aos visitantes um pouco mais sobre o Festival, o passeio inclui uma parada no Curral do Boi Caprichoso, localizada na área urbana da cidade, que é o reduto dos torcedores do boi azul. Em seguida, o passeio segue em direção à Igreja do Sagrado Coração, onde se encerra a jornada.
Para se encantar com a ilha da magia, esse passeio requer um investimento de R$ 50 por pessoa, permitindo acomodação de até duas pessoas por triciclo. Para obter informações, os visitantes podem entrar em contato pelos números (92) 99214-8940 e (92) 99510-3875.
História e popularidade
Os tricicleiros são uma presença tradicional e popular em Parintins, sendo considerados “patrimônio cultural e imaterial do Amazonas” de acordo com a lei nº 512/2021. Sua atividade é regulamentada por meio de associações que contam com mais de 350 membros associados. É importante que os visitantes busquem tricicleiros associados para garantir a segurança durante o transporte.
Antes de se tornar um meio de transporte típico e atraente, os triciclos sobreviveram no início da década de 80 para suprir a necessidade de transporte de mercadorias e produtos agrícolas. No entanto, com o crescimento do Festival Folclórico na década de 90, eles passaram a transportar os turistas que chegavam para presenciar a disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.