Festival Amazonas de Ópera abre inscrições para segundo workshop anual de perucaria

Estão abertas as inscrições para o workshop “Peruca sem Salvação”, que será ministrado pela renomada drag queen e visagista Malonna durante os dias 15 e 18 de maio, das 10h às 14h, na Central Técnica de Produção José Carlos Viana Marques em Cachoeirinha, na Avenida Santa Isabel, 1297.

O workshop é gratuito e faz parte da programação do 25º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que pelo segundo ano consecutivo oferece formação em perucaria para a mão de obra local. As inscrições estão abertas até as 18h do dia 12 de maio e pode ser feita no link https://forms.gle/qNYeWLWx7pRVG3cn6. Não é necessária experiência prévia.

Durante o workshop, Malonna irá passar por técnicas de passagem, desembaraço, lavagem e técnicas fundamentais de penteado em perucas sintéticas. A artista é uma referência nacional e internacional na arte da perucaria.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a formação é um dos aspectos mais importantes da FAO, que ao longo de 25 edições tem contribuído grandemente com a cultura amazonense, formando tanto artistas locais quanto público de ópera.

O 25º Festival Amazonas de Ópera é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco e apoio cultural do Grupo Atem, além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.

Perucas na Ópera

Durante a edição de 2022 do festival, vários profissionais locais de visagismo e maquiagem embarcaram em sua jornada de formação em perucaria. Sob a orientação de Mallona, ​​uma drag queen renomada especializada em perucaria artística e uma referência no campo, esses profissionais locais já estão atuando seu novo conhecimento técnico em uma fonte adicional de renda.

Apenas para a ópera “O Empreiteiro dos Diamantes”, uma equipe produziu 58 perucas da época. Outras 12 foram criadas para a ópera “Anna Bolena” e sete serão utilizadas em “Peter Grimes”. Todas essas perucas foram produzidas pela equipe de Mallona, ​​que conta com vários profissionais locais.

“No ano passado, realizamos um workshop de perucaria durante o festival, com a participação da equipe de visagismo do Teatro Amazonas. Maquiadores e cabeleireiros do teatro participaram, aprendendo sobre manutenção, manipulação e estilos de penteados para perucas. Este ano, estamos aprofundando ainda mais, estudando os penteados do século XVIII para ‘O Contratante dos Diamantes'”, explica Mallona.

De acordo com Mallona, ​​as pessoas que participaram do curso no ano passado já foram contratadas para o festival deste ano. A artista começou sua jornada na área ao criar figurinos de visagismo para produções teatrais em 2007 e começou a trabalhar com perucas em 2014.

“Desde 2014, tenho me dedicado ao estudo das técnicas de perucaria. Em 2016, abri um curso em meu ateliê em São Paulo e formei vários perucaristas. E desde 2018, tenho atendido às demandas de perucaria do Festival Amazonas de Ópera”, relata.

Entre 2018 e 2020, Mallona enviaria o material pronto diretamente de São Paulo. No entanto, após uma pandemia, em 2022, ela decidiu se deslocar para Manaus. Foi então que a formação dos profissionais locais teve início. “Vim para Manaus justamente para trabalhar na formação dessa equipe local”, conta.

Mallona se considera uma entusiasta da educação e defende que a arte da perucaria cênica melhora a qualidade do desempenho dos artistas, poupando tempo de preparação nos bastidores antes das apresentações.

“Esse projeto de formação de uma equipe de maquiadores para uso de perucas é algo que considero muito importante. Perdemos qualidade e desempenho, além de gastar muito tempo nos camarins com artistas que precisam chegar muito mais cedo para preparar o cabelo e se arrumar. As perucas otimizam esse processo, permitindo que se preparem antecipadamente e danificando menos o cabelo dos artistas”, defende.

Compartilhe

Deixar Comentário