Festival Literário com entrada gratuita é realizado pelo Casarão de Ideias em Manaus

O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) realizará a primeira edição do Festival Literário do Centro (Flic) em Manaus, com o tema “A Rua é Um Rio de Inspiração”, entre os dias 20 e 23 de abril. O objetivo do evento é tornar a leitura mais acessível e popular, promovendo atividades lúdicas e participativas em diferentes locais do Centro de Manaus. A entrada será gratuita.

O diretor do CCCI, João Fernandes, destaca que o Flic busca ampliar a cultura e o conhecimento por meio do lazer e do entretenimento, democratizando a leitura. Além disso, o festival será um espaço para apresentação de novos escritores e fomento do empreendedorismo, com a possibilidade de receber obras e a participação de empreendedores locais.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura, que destaca a importância de investir na cultura local e ampliar o acesso à arte. O Festival Literário também movimenta a economia local e atrai um público maior para o Centro histórico, promovendo o hábito da leitura e o interesse pela literatura amazonense.

Programação

O Festival Literário começa no dia 20 às 9h com atividades educativas em escolas na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na Rua Barroso, no Centro de Manaus. No mesmo dia, às 17h30, acontecerá o sarau literário “Palavra de Mulher” na Casa da Pamonha, também localizado na Rua Barroso.

No dia 21, às 18h30, haverá a abertura oficial do Flic na Biblioteca Pública do Amazonas, com a mesa redonda “Escritas da Oralidade: A Urgência do Registro”, que contará com a participação de Jaime Diákara e Maria Alice Karapãna. A mediação ficará sob a coordenação de Sandra Godinho.

No dia 22, das 9h às 11h, haverá a “Conversa com Escritora” na biblioteca pública com a participação de Leila Plácido. No mesmo horário, na Praça Heliodoro Balbi, antiga Praça da Polícia, haverá a Feira de Sebos com livros antigos e raros e um recital de poesia no coreto do local.

À tarde, das 15h às 17h, haverá a oficina “Palavras Fantásticas” na biblioteca pública e a mesa redonda “Escrita Feminina no Amazonas” na Livraria Nacional, na Rua 24 de Maio. À noite, por volta das 17h, será realizada uma homenagem ao entusiasta da literatura Joaquim Melo, criador da Banca do Largo, no Largo São Sebastião, que faleceu no dia 1º de janeiro deste ano.

No último dia do evento, 23, pela manhã, serão realizadas atividades na biblioteca pública, como “Conversa Sobre HQ” das 9h às 13h, “Produção de Quadrinhos no Amazonas” das 11h às 12h e contação de histórias das 9h às 10h.

Pela tarde, a partir das 16h, a Rua Barroso será ocupada por uma série de atividades, como as mesas redondas “Escritas das Negras Brasileiras”, com Luciany Aparecida e Patrícia Melo, e mediação de Andreia Aguiar; “Escritas Periféricas”, com Geovani Martins e Dayrel Teixeira, e mediação de Márcia Antonelly; “Futuro Ancestral”, com Ailton Krenak, João Paulo e Wanda Witoto, e mediação de Thiago Roney. A música ficará por conta do duo de DJs FZero.

Além das mesas redondas, a Rua Barroso terá lançamentos de livros, venda de obras, espaço instagramável e feira gastronômica. O objetivo do Flic é oferecer à população de todas as idades uma opção de lazer, entretenimento e cultura, envolver a rua em um rio de inspiração. O evento é uma realização do Centro Cultural Casarão de Ideias, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), e apoio da Bemol, Valendo – Economia Criativa da Amazônia, Caxiri, Boutique Hotel Casa Teatro, Peixaria do Leite, Casa da Pamonha, Xuate e Companhia da Cultura. 

Compartilhe

Deixar Comentário