A partir do dia 31 de julho, três comunidades da zona rural de Manaus serão beneficiadas pelo projeto “Circuito Cultural Teatro na Zona Rural”, uma iniciativa idealizada pela artista Ana Cláudia Motta. O principal objetivo do projeto é levar arte, cultura e formação para estudantes, corredores e membros da comunidade em geral, estimulando a criação e o desenvolvimento de iniciativas artísticas e culturais nas regiões rurais.
O foco do “Circuito Cultural” está na produção teatral, que será impulsionado por meio de apresentações teatrais, vivências, debates e oficinas de formação. Todas as atividades são gratuitas, permitindo o crescimento e fortalecimento de atividades artísticas independentes na região urbana de Manaus.
As três comunidades contempladas pelo projeto são: Comunidade Ismail Aziz, localizada a 1,5 km da BR-174; Comunidade do Km 35 da AM 010; e Tarumãzinho Comunidade São Sebastião. Para viabilizar o projeto, Ana Cláudia estabeleceu parcerias com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Divisão Distrital Rural (DDZ Rural), permitindo que as atividades ocorressem nas seguintes escolas: Centro Municipal de Educação Infantil Ismail Aziz, Escola Municipal Abílio Alencar e Escola Municipal São Sebastião II.
O projeto será dividido em duas etapas. A primeira, que assumiu de 31 de julho a 4 de agosto, consistiu em oficinas ministradas nas próprias comunidades. Já na segunda etapa, programada para 16 a 18 de agosto, serão realizadas vivências, debates e apresentações do espetáculo “O Cavaleiro da Armadura de Sol”.
Segundo Ana Cláudia Motta, o propósito do projeto é levar a arte produzida na área urbana para a zona rural e, ao mesmo tempo, oferecer formação, capacitação e atualização para artistas e interessados em desenvolver produções artísticas na região rural, com foco na participação direta das comunidades. A iniciativa busca também promover a troca de experiências entre os artistas dessas localidades.
As oficinas de formação têm como tema geral “Utilização do Corpo e Animação de Bonecos e Objetos como Forma de Expressão Cênica”, sendo direcionados especialmente aos professores das escolas envolvidas no projeto.
Vivência e Apresentação
Integrando a segunda etapa do projeto, antes da apresentação de cada espetáculo de “O cavaleiro com armadura de sol”, a população poderá acompanhar uma “vivência” com os participantes do espetáculo, na qual acompanharão toda a preparação dos artistas. Após cada apresentação será aberto um debate entre os participantes.
Além de Ana Cláudia Motta, que assina a direção e produção do “Circuito Cultural Teatro na Zona Rural” e é uma das oficineiras, o projeto conta com a equipe base de: Anne Oliveira (produção), Ana Oliveira (atriz e oficineira), Jean Palladino (ator e oficineiro), Robson Ney (ator e oficineiro); Hely Pinto (oficineiro) e Dionne Maciel (figurinos e adereços).
O projeto “Circuito Cultural Teatro na Zona Rural” foi contemplado pelo Prêmio Thiago de Mello – 2022, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), da Prefeitura de Manaus. E conta com apoio cultural da Semed/DDZ Rural e Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça.