Oficinas de capacitação para o setor cultural chegam ao Amazonas com o Circula Minc

No intuito de capacitar agentes culturais estaduais e municipais para acessar os recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195, de 8 de julho de 2022), o Ministério da Cultura está trazendo a caravana do Circula Minc para Manaus. O primeiro encontro na capital amazonense está agendado para o dia 19 de junho, das 8h às 17h, no Salão Solimões, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro.

A programação do Circula Minc será dividida em duas partes: pela manhã, serão realizadas oficinas de capacitação abertas ao setor cultural e à sociedade civil; à tarde, o treinamento será exclusivo para gestores de cultura dos municípios. O evento será transmitido pelo canal da Cultura do Amazonas no Youtube e contará com intérprete de Libras.

Essa caravana, que já passou por diversos estados brasileiros, é uma parceria entre o Ministério da Cultura e os governos estaduais. No Amazonas, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa é responsável por intermediar o contato entre os gestores culturais e as etapas para obtenção dos recursos federais. Após as reuniões setoriais e a aprovação do Plano de Ação do Estado referente à Lei Paulo Gustavo, o próximo passo convocará artistas e a sociedade civil para participar dessa ação de abrangência nacional.

“É de extrema importância que a classe artística, os gestores culturais e os membros do Conselho Estadual de Cultura participem do Circula Minc, para que todos possam efetivamente beneficiar seus projetos com os recursos da lei federal”, destaca Marcos Apolo Muniz, Secretário de Cultura e Economia Criativa.

“A equipe técnica do Ministério da Cultura está visitando os estados que implementam a Lei Paulo Gustavo, oferecendo todo o apoio necessário e disponibilizando o material para acesso aos recursos, que certamente ampliarão as oportunidades para projetos culturais do Estado”, reforça Apolo.

Em maio, o Circula Minc esteve em 11 estados, dialogando com o setor cultural sobre a lei, beneficiando mais de duas mil pessoas que participaram das oficinas. Em junho, a iniciativa alcançará os estados do Acre, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Maranhão, Bahia, Paraná, Amazonas, Tocantins e Distrito Federal.

Compartilhe