As inscrições de projetos culturais para os editais da Lei Paulo Gustavo, fornecidas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tiveram seu prazo estendido até a próxima terça-feira, dia 24 de outubro. Além disso, a pasta distribuída como pré-requisito de inscrição no Cadastro Estadual da Cultura, com prazo até domingo, 22 de outubro.
Esta é a segunda prorrogação do período de inscrições para os novos editais do GLP, oferecida pela Secretaria de Cultura do estado. Segundo Marcos Apolo Muniz, titular da secretaria, essa alteração no cronograma concede mais quatro dias para que os proponentes finalizem seus projetos.
Marcos Apolo ressalta a importância do Cadastro Estadual da Cultura, uma plataforma que mapeia a cadeia produtiva do setor e fornece acesso a diversas atividades para os trabalhadores do setor cultural. Após o encerramento dos projetos apresentados à Lei Paulo Gustavo, a plataforma será reativada em 26 de outubro, disponibilizando os profissionais para os demais editais.
Durante a prorrogação, o canal Tira-dúvidas dos Editais GLP estará disponível, acessível pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp no número (92) 99222-5377. Além disso, oficinas de elaboração de projetos serão realizadas no canal do YouTube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (culturadoam).
Também foi divulgada a lista final de avaliadores de projetos culturais e de autodeclaração dos inscritos nos editais da Lei Paulo Gustavo. Essa lista está disponível no site da cultura www.cultura.am.gov.br , na seção da lei federal. A seleção dos avaliadores foi feita com base na análise de currículo, documentos e certificação de atuação na área pretendida, aprovada pela Comissão de Seleção e Avaliação Técnica da Lei Paulo Gustavo, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (Conec).
O processo de credenciamento para avaliadores e a autodeclaração de negros, indígenas, PCD e membros da cultura LGBTQIAPN+ teve início em 13 de setembro e se encerrou em 11 de outubro, quando o resultado preliminar dos selecionados foi divulgado. Houve um período para contestações por recurso que se estendeu até o dia 16 do mesmo mês.
De acordo com os termos dos editais da LPG, mais de 40 categorias, abrangendo diversas linguagens e segmentos culturais, estavam disponíveis para inscrições, com o objetivo de compor a comissão de avaliados.