Programação da Semana de Patrimônio Histórico e Cultural inclui palestras, oficinas e visitas guiadas

Enaltecer a diversidade dos patrimônios, sejam eles materiais, imateriais ou culturais, no Amazonas, e fomentem a conscientização sobre a preservação desses patrimônios são os objetivos centrais delineados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa para promover a Semana do Patrimônio Histórico e Cultural.

Este evento engloba uma rica programação que se desenrolará do dia 17 ao dia 22 de agosto, contendo palestras, oficinas e visitas guiadas pelos espaços culturais do estado. As inscrições já estão acessíveis através do Portal da Cultura (@cultura.am.gov.br) por meio do link: https://cultura.am.gov.br/semana-de-patrimonio-historico-e-cultural/.

A semana de celebração terá início no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto, expandindo as discussões sobre esse tema fundamental. Marcos Apolo Muniz, Secretário de Cultura e Economia Criativa, enfatiza a importância deste evento, afirmando: “É uma oportunidade para relembrar o trabalho dos profissionais do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura. Além disso, é uma ocasião para compartilhar experiências, estimular novos projetos e fortalecer o processo de preservação, preservação e conservação dos patrimônios do estado.”

“O Amazonas possui uma riqueza cultural imensa, com locais centenários que representam nossa identidade e que são fonte de orgulho para uma população, que compreende sua importância e se conecta com esses espaços”, acrescenta Marcos Apolo.

Para Luiza Guglielmini, gerente de Patrimônio Imaterial do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria de Cultura, essa semana reúne diversas oportunidades e consolida ações. Ela destacou a retomada do Conselho de Patrimônio Histórico do Estado após 10 anos de inatividade, com avanços emocionantes em relação a tombamentos e ao registro de patrimônio imaterial.

A programação inclui oficinas e palestras com profissionais do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abordando as leis federais que regem o patrimônio cultural, bem como discussões com especialistas em restauração, engenharia e arquitetura, entre outras atividades.

A abertura oficial ocorreu no auditório do Centro Cultural Palacete Provincial, na praça Heliodoro Balbi, Centro, a partir das 8h30 de quinta-feira, 17 de agosto. A programação seguirá com palestras às 10h e 11h: “Atuação e Leis Federais do Iphan”, apresentada pelo arquiteto do instituto no Amazonas, Rafael Azevedo, e “Atuação do Conselho e Leis Estaduais do Copham”, ministrada pelo assessor jurídico do conselho, Sérgio Cruz. Na mesma quinta-feira, às 18h30, a sede do Iphan do Amazonas, localizada na travessa Vivaldo Lima, 13, no Centro, sediará a palestra “Patrimônio em Rede”, conduzida pelo corpo técnico do instituto.

Para acompanhar a programação completa da Semana de Patrimônio Histórico e Cultural, siga as redes sociais @culturadoam.

Compartilhe