Teatro Amazonas apresenta a segunda récita de Anna Bolena nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (05/05), às 20h, o Teatro Amazonas apresentará a segunda récita da ópera Anna Bolena, que obteve sucesso de público em sua estreia. Além do teatro, a apresentação poderá ser vista em todo o mundo pela plataforma #CulturaEmCasa, sem custo algum. O 25º Festival Amazonas de Ópera, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), conta com o patrocínio máster do Bradesco e o apoio cultural do Grupo Atem, tendo sido aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirmou que a montagem brasileira de Anna Bolena é um marco na cena lírica nacional, sendo a primeira apresentação do gênero no país. Em todas as edições, o festival prioriza a escolha por obras de autores brasileiros, executadas por artistas nacionais e com a participação dos corpos artísticos do estado.

A ópera, baseada no livro italiano de Felice Romani, conta a história da segunda esposa do rei da Inglaterra, Henrique VIII. Segundo o maestro da Amazonas Filarmônica, Marcelo de Jesus, a escolha do título também é uma homenagem a Maria Callas, que completaria 100 anos em 2023 e foi uma das grandes intérpretes de Bolena no século XIX. A soprano Tatiana Carlos interpretará Anna Bolena, com a participação do Coral do Amazonas e da Amazonas Filarmônica, sob direção musical e regência de Marcelo de Jesus. A direção cênica é de André Heller, o figurino de época é de Melissa Màia e a cenografia grandiosa é de Renato Theobaldo.

O Festival Amazonas de Ópera gera oportunidades de trabalho à classe artística local e nacional, tendo sido responsável pela formação do Coral do Amazonas e da Amazonas Filarmônica, que comemoraram 25 anos em 2023.

Transmissão online

Além da ópera Anna Bolena, plataforma de streaming #CulturaEmCasa irá transmitir outros títulos do 25º FAO: “O Contractador dos Diamantes” (07/05); “Piedade” (24/05) e ‘Peter Grimes” (25/05). A iniciativa é o resultado da parceria entre os governos do Amazonas e de São Paulo, com a proposta de levar o festival a todos os lugares do mundo e dar oportunidade à população de acompanhar gratuitamente on-line.

A primeira plataforma cultural gratuita de vídeo sob demanda e streaming do Brasil, #CulturaEmCasa, foi criada durante a pandemia de Covid-19 e, se fixou de forma democrática, chegando aos seus três anos com mais de 8,2 milhões de visualizações, cerca de 4,8 milhões de usuários de 5,5 mil cidades e mais de 170 países diferentes.

Para informações sobre a programação, acesse @teatroamazonas. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas ou no shopingressos.com.br.

Bradesco e a cultura

Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País.

São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às ações culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.

Compartilhe

Deixar Comentário