Teatro Amazonas recebe show ‘O Rugido’ neste domingo (18)

Neste domingo (18), o Teatro Amazonas será palco do espetáculo O Rugido, estrelado pelo instrumentista e professor de música Mateus Ribeiro. Com o apoio da Casa de Artes Trilhares e empresários locais, esse projeto ressalta a importância de promover o cultural no Amazonas.

O Casarão de Ideias, representado por seu criador e gestor, João Fernandes, destaca a prática contínua do centro cultural em apoiar novas iniciativas, com o intuito de ampliar o reconhecimento da cena cultural local. “Através do apoio e patrocínio de projetos como O Rugido, o setor empresarial pode contribuir para incentivar e incentivar novos agentes culturais no estado”, explica Fernandes.

Outro empresário que depositou a sua confiança em Mateus Ribeiro foi Eurico Tavares, líder do Eu Empreendedor, uma iniciativa que oferece suporte para empreendedores concretizarem as suas ideias de negócio. “A palavra ‘empreender’ sempre foi música para os meus ouvidos. Desde cedo, estive envolvido nessa luta, criando negócios, aprendendo e crescendo a cada dia”, afirma Tavares.

Tavares ressalta que coragem e trabalho são elementos essenciais para o sucesso na vida. “Essa regra se aplica a tudo, desde as coisas mais simples como mais complexas, como tocar guitarra até, por exemplo. Por isso, apoio e parabenizo Mateus por empreender e inspirar com sua música e talento”, declara entusiasticamente.

O Rugido

O Rugido foi idealizado pelo músico Mateus Ribeiro. Segundo o artista, o show recebeu o nome do som emitido pelo leão porque representa seu grito de liberdade. “O Rugido será uma apresentação única, cem por cento autoral, da composição à liberdade de improvisação”, explica.

Mateus aponta que o objetivo principal de O Rugido é mostrar ao público que a música instrumental tem seu espaço e que pode fazer parte do dia a dia das pessoas, que poderão cantarolar suas melodias.

A apresentação traz influências de rock and roll, MPB e soul music e promete fazer o público se emocionar. “A música instrumental permite essa liberdade para misturar ritmos”, destacou a estrela do show.

Os ingressos para a plateia já se esgotaram, mas ainda há vagas disponíveis para os camarotes. Os interessados podem adquirir os ingressos por meio do site www.shopingressos.com.br.

O projeto foi contemplado no mais recente edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa para uso de um dos maiores patrimônios culturais do estado, o Teatro Amazonas.

Conheça Mateus Ribeiro

A paixão pela música surgiu ainda na infância, como conta Mateus Ribeiro, mas ele frisa que não foi do nada, pois o interesse teve um dedo de toda a família. “Meu bisavô paterno Alexandre Rodrigues Lobo foi violinista na orquestra, ganhei minha primeira guitarra dos meus avôs paternos Eva e Manoel, e o meu pai, Claudino Nogueira, é apaixonado por rock, então, se você for em algum momento na minha casa, sempre tá tocando alguma música”, disse.

Aos 9 anos de idade, o músico ganhou do pai seu primeiro violão e, logo em seguida, vieram as aulas no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Aos 12, Mateus ganhou uma guitarra da sua avó somente para lhe dar a certeza de qual caminho trilhar. “Me formei há um pouco mais de dois anos na Faculdade de Música Souza Lima, em São Paulo”, conta.

Hoje, Mateus é professor de violão, guitarra e ukulele na Casa Som Amazônia, um espaço cultural que funciona no bairro Parque 10 de Novembro, em Manaus. Ele também faz parte da banda Jungle Peppers, que costuma tocar na noite manauara, e faz tributo à californiana Red Hot Chili Peppers. “Tenho uma música que o nome é Pimenta Malagueta, que traz um groove americano, inspirado na banda”, revela o instrumentista.

Compartilhe