Vencedores da Categoria Ouro do 65º Festival Folclórico do Amazonas serão anunciados na segunda-feira (31)

Na próxima segunda-feira, dia 31 de julho, serão anunciados os campeões da Categoria Ouro do 65º Festival Folclórico do Amazonas. A apuração das notas dos jurados ocorrerá no auditório Daniel Gentil do Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), localizado na avenida Silves, Distrito Industrial (antiga Bola da Suframa). A divulgação será realizada em dois horários: às 10h, para os grupos folclóricos, e às 14h, para os bois-bumbás de Manaus.

O festival, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Manaus, avaliou durante 13 dias os 64 grupos folclóricos, incluindo Danças (Nordestina, Nacional, Internacional e Regional), Garrote (Tradicional e Regional), Quadrilhas (Tradicional, de Duelo, Alternativa e Cômica), Cirandas, Tribos e Cacetinhos. Além disso, outros doze jurados avaliarão os bois de Manaus nas modalidades Master B (Clamor de um Povo, Tira Prosa e Brilhante) e Master A (Galante de Manaus, Corre Campo e Garanhão).

O processo de seleção dos jurados, transporte e armazenamento das notas é cuidadosamente conduzido pelo Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas para garantir a lisura do resultado. As notas só serão divulgadas no dia da apuração, com a presença de representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, dos grupos folclóricos e dos bois-bumbás.

O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, enfatiza a importância da idoneidade desse processo para preservar a tradição folclórica. Ele destaca que o festival alcança sua 65ª edição devido à organização, equipe técnica, apoio financeiro do governo aos grupos folclóricos, corpo de jurados técnico-artístico comprometido e a transparência da Secretaria de Cultura.

Cada modalidade é avaliada com critérios específicos, como ritmo, harmonia, coreografia, destaques, indumentárias, apresentação, entre outros. Os grupos folclóricos e bois-bumbás competem pelo primeiro lugar na Categoria Ouro do festival e lutam contra o rebaixamento para as categorias prata e bronze. Esses requisitos de avaliação são comuns a todos os grupos participantes.

Sigilo

Uma das integrantes da Comissão Organizadora da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Cieny Farias, explica que a lisura de todo processo vai desde a escolha dos membros.

“São professores, mestres e doutores atuantes nas instituições de ensino do estado, faculdades, instituições públicas e organizações não governamentais de cunho cultural. Temos profissionais de diversas áreas do conhecimento, como antropologia, artes visuais, teatro entre outras”, cita Cieny, responsável por acompanhar a banca de jurados.

“A secretaria oferece toda estrutura, vai buscá-los e deixá-los em casa, não tem contato com o público, ficam em uma sala e, quando vai iniciar o festival, eles seguem para as cabines”, conta.

O sigilo acompanha o decorrer de cada noite de apresentação, quando formulários com as notas são assinados pelos jurados e os membros da comissão organizadora da secretaria de Cultura, posteriormente, acomodados (original e cópia) em envelopes lacrados e transportados ao Comando Militar de Manaus.

Compartilhe