Como parte das celebrações pelos dez anos do Parque Rio Negro, o projeto “Aula de Ritmos” promete agitar a comunidade do bairro São Raimundo, na zona oeste de Manaus. As atividades acontecem nesta terça-feira (27) e quinta-feira (29), sempre das 19h às 20h, com aulas gratuitas de dança na orla do bairro.
A iniciativa já reúne, em média, 30 participantes por edição, com destaque para a presença marcante de mulheres acima dos 40 anos, que lideram a adesão às aulas. Apesar do público predominante, o evento é aberto a pessoas de todas as idades interessadas em dançar, se exercitar e se divertir em um ambiente ao ar livre e acolhedor.
O projeto é promovido pela gerência do Parque Rio Negro e pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A proposta é integrar a comunidade a ações culturais e promover mais qualidade de vida por meio da atividade física regular.
As aulas são comandadas pelo professor André Andrade, morador da própria comunidade. Com carisma e energia, ele guia os participantes passo a passo, interagindo com o grupo e adaptando os movimentos conforme o ritmo de cada um, tornando o momento mais inclusivo e dinâmico.
Para o supervisor do Parque Rio Negro, Thaylon Max, a ação vai além da prática de exercícios. “As aulas oferecem uma oportunidade acessível para as pessoas se exercitarem e se divertirem juntas. Isso fortalece os laços sociais, promove um senso de pertencimento e melhora a qualidade de vida geral. Além disso, pode trazer mais pessoas para o parque”, destacou.
A “Aula de Ritmos” reforça o papel do Parque Rio Negro como espaço de convivência, lazer e promoção da saúde para a população manauara.