Em apenas 100 dias, o turismo na região amazônica alavancou consideravelmente. A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), em parceria com o Governo do Amazonas, foi responsável por diversas iniciativas que tiveram grande impacto, como a abertura de um novo voo direto internacional, a criação de mais de 33 mil empregos no setor e a qualificação dos serviços oferecidos.
O novo voo internacional, que conecta Manaus a Bogotá, na Colômbia, representa uma rota importante para o turismo internacional, com expectativa de receber mais de dois mil turistas mensalmente. O estado já conta com conexões diretas para outros destinos internacionais, incluindo Panamá, Miami, Fort Lauderdale e Bogotá, totalizando 13 frequências semanais.
O presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, enfatiza a importância da consolidação do Amazonas como um destino turístico internacional, inclusive sendo citado pelo jornal The New York Times como uma das 52 melhores cidades para se conhecer em 2023. A publicação destacou o majestoso Teatro Amazonas e a culinária típica do estado.
Durante os 100 dias de gestão, o Amazonas recebeu um total de 54.069 turistas, incluindo 13.487 estrangeiros dos Estados Unidos, Alemanha e França.
Gustavo Sampaio revela que o trabalho para o desenvolvimento do turismo na região amazônica não para por aí, e que já estão em andamento conversas com companhias aéreas para ampliar a malha aérea do estado e oferecer mais opções de rotas internacionais pelo Brasil.
Fomento e feiras de turismo
Com o objetivo de unir turismo e sustentabilidade, o Governo do Amazonas lançou o programa “Brilha Amazonas”. A iniciativa consiste em disponibilizar kits de painéis solares para doação às comunidades que têm o turismo como principal fonte de renda, gerando energia limpa e estimulando o setor que atua em bases comunitárias. Inicialmente, foram adquiridos 253 kits para distribuição gratuita.
A Amazonastur, responsável por promover o turismo na região, também participou de sete feiras nacionais e internacionais de turismo. Além de apresentar as belezas naturais da Amazônia, uma agência conectada a operadoras de turismo, realizou reuniões com empresas aéreas e articulou a entrada de mais turistas no estado.
Emprego e qualificação
De acordo com dados da Amazonastur, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor de turismo gerou 33.166 empregos com carteira assinada, de forma direta e indireta, no início de 2023. Além disso, a regularização de profissionais no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, aumentou em 13,85%. O presidente da Amazonastur destacou que esse resultado reflete o esforço do órgão na busca ativa pela regularização. Desde dezembro de 2022, o número de capacidades regularizadas aumentou de 1.870 para 2.129 até o dia 30 de março.
Nesses últimos 100 dias, a Amazonastur também tem investido em capacitação, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e certificou 94 alunos que concluíram o curso técnico em Guia de Turismo Regional, que foi oferecido gratuitamente. Esses guias formados irão trabalhar em Manaus, Presidente Figueiredo (a 117 milhas de Manaus) e Novo Airão (a 115 milhas de Manaus).