O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), leva as maravilhas e potencial turístico do estado para a 18ª edição do Festival das Cataratas, que começou nesta quinta-feira (01/06) em Foz do Iguaçu, Paraná. Esse evento impulsionou o setor, conectando empresas, investigadores do setor turístico e órgãos públicos.
A Amazonastur possui um estande exclusivo dedicado aos encantos turísticos do Amazonas, com destaque para o turismo de natureza e sustentável, duas grandes forças do estado. Os visitantes do festival ainda recebem brindes com temas regionais, como balas de castanha e cupuaçu, e colares feitos com sementes de tucumã, para demonstrar a cultura e o turismo amazonense.
Segundo Gustavo Sampaio, presidente da Amazonastur, o evento coloca o Amazonas como um dos principais destinos turísticos do Brasil, com foco no público do sul do país, além de consolidar negócios e oportunidades para o setor no estado.
“Além de ser uma feira estratégica para fechar negócios e parcerias que tragam retorno financeiro para o mercado turístico amazonense, o sul é um grande emissor de turistas para o Amazonas. Precisamos garantir que esses turistas tenham conhecimento de tudo o que nosso estado tem a oferecer e que somos um dos principais destinos turísticos do Brasil”, afirmou Sampaio.
Recentemente, Manaus, capital do Amazonas, recebeu destaque no jornal The New York Times como um dos melhores destinos turísticos do mundo em 2023, especialmente por sua rica diversidade gastronômica. De acordo com o presidente da Amazonastur, o estado oferece muito mais do que isso, com diversos segmentos turísticos, como turismo de natureza, florestas, grutas, cachoeiras e uma cultura extremamente rica.
Destacam-se as manifestações folclóricas, como o Festival das Cirandas e o tradicional Festival Folclórico de Parintins, que se consolidou como a maior expressão da cultura popular do Norte do Brasil e também é promovido internacionalmente pela Embratur.
Na capital está o Teatro Amazonas, considerado patrimônio cultural e arquitetônico, tombado em 1966, que recebe o Festival Amazonas de Ópera, o mais antigo do país, com 25 anos de história.
Festival das Cataratas
O Festival acontece em um espaço com mais 7 mil metros quadrados e com presença de mais de 1,3 mil expositores de diferentes áreas do mercado turístico, como destinos, companhias aéreas, destinos, parques e agências.