Amazonas fatura R$ 420 milhões no turismo

No primeiro semestre deste ano, o turismo injetou mais de R$ 420 milhões na economia do Amazonas, de acordo com informações divulgadas pelo Governo do Amazonas em comemoração ao Dia Mundial do Turismo em 27 de setembro. A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) registrou um aumento de 8,38% no número de turistas em comparação com o mesmo período de 2022, e o faturamento no setor cresceu 24,6%.

O estado recebeu reconhecimento internacional em publicações como a Revista Forbes e o Jornal New York Times, impulsionando o aumento do turismo. No total, 174 mil turistas exploraram as belezas do turismo amazonense durante esse período.

O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, atribuiu esse resultado positivo ao fortalecimento da promoção do destino Amazonas, à qualificação de profissionais do setor, aos programas de incentivo à energia limpa e às melhorias na infraestrutura turística.

Wilson Castro Neto, CEO da agência de turismo Iguana Tour, destacou a expansão do empreendimento, que atualmente gera cerca de 60 empregos diretos e indiretos. Ele mencionou que o turismo no estado está melhorando consideravelmente, citando um aumento no faturamento, especialmente em maio.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Governo Federal indicam que 33.136 pessoas estavam envolvidas, direta ou indiretamente, no turismo amazonense em 2022.

A pesquisa da Amazonastur também revelou o perfil dos turistas que visitaram o estado no primeiro semestre, com 28,92% deles sendo visitantes pela primeira vez e uma taxa de satisfação de 80,21%.

Turistas como Cícero Vieira e Dilmara Carvalho, que vieram de Salvador, aproveitaram sua estadia para realizar o sonho de conhecer a Floresta Amazônica e relataram uma experiência emocionante.

Além disso, o levantamento da Amazonastur apontou os principais emissores internacionais de turistas, como os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Colômbia, e os estados brasileiros que mais contribuíram, como São Paulo, Pará, Roraima, Rio de Janeiro e Rondônia.

Graças aos incentivos fiscais do Governo, a Latam anunciou a ampliação da malha aérea em agosto, adicionando novas rotas para o Rio de Janeiro e mais voos diretos de Manaus para São Paulo e Belém.

As hospedagens na floresta receberam a maior aprovação dos turistas, com 86,19%, seguidas pela gastronomia (95,40%) e hospedagens urbanas e hospitalidade, ambas com 93,52% de aprovação.

Quanto aos atrativos, o Teatro Amazonas foi o mais visitado, seguido pelo Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Porto de Manaus e Museu de Manaus. Na lista de atrativos naturais, a Ponta Negra liderou, seguida pelo Encontro das Águas, Museu da Amazônia e balneários.

Os municípios mais visitados incluíram a capital amazonense, Parintins, Presidente Figueiredo e Iranduba.

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