Amazonas tem aumento de 63% na regularização de prestadores de serviços turísticos

A formalização da atividade de serviços turísticos no Amazonas tem crescido expressivamente nos últimos anos. De acordo com dados da Empresa Estadual do Turismo (Amazonastur), a regularização de empreendedores do setor no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), aumentou em 63,75% entre 2018 e dezembro de 2022 E somente nos três primeiros meses de 2023, houve um aumento adicional de 13,85% em relação a dezembro de 2022.

O resultado tem sido tão positivo que a Amazonastur foi escolhida pelo MTur como um caso de sucesso no avanço da cobertura do Cadastur no país e foi convidada a integrar o Comitê Consultivo do Cadastur (CCCad). Segundo o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, o resultado é fruto do intenso trabalho do Governo do Amazonas na orientação, sensibilização e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos, conscientizando-os da importância de se legalizar.

Os aumentos mais expressivos foram registrados nos segmentos de restaurantes e similares (736%), acampamentos turísticos (700%) e prestadores especializados em segmentos turísticos (304%). A chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Maués, destacou que o aumento significativo é resultado das ações integradas em portos, marinas e empreendimentos de todas as atividades reconhecidas pelo MTur, realizadas semanalmente para sensibilizar o fluxo de serviços turísticos da importância de se legalizarem. Só em 2023, já foram realizadas 41 ações com esse objetivo.

Formalização

A Amazonastur é o órgão delegado do Ministério do Turismo para o ordenamento dos prestadores de serviços turísticos por meio do cadastramento e sensibilização do exercício legal dos serviços turísticos.

O órgão trabalha, em diversas frentes, promovendo a formalização da atividade turística, incentivando empresas a se regularizarem e entrarem para o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), ferramenta gratuita que conecta o visitante a estabelecimentos legais.

O sistema do Cadastur reúne um banco de dados com empresas de diversos ramos que atuam no turismo no Amazonas e em todo o Brasil. O turista, ao decidir o destino para onde quer viajar, pode procurar no site do Cadastur uma lista completa dos estabelecimentos. Ao acessar o site (https://cadastur.turismo.gov.br) e clicar no Estado do Amazonas, por exemplo, o visitante tem acesso ao endereço, CNPJ, contato telefônico e outras informações do estabelecimento escolhido.

Compartilhe

Deixar Comentário