A recente campanha “Amazonas Incomparável“, lançada pelo Governo do Amazonas, levou Manaus a figurar entre os dez principais destinos nacionais promovidos pela Embratur nos Estados Unidos. Com uma campanha publicitária veiculada até 10 de agosto, o estado ganhou projeção nos famosos telões da Times Square, em Nova Iorque.
O ponto alto da campanha é a exibição do icônico Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, que foi tombado como patrimônio cultural e natural em 2010. Esse espetáculo da natureza tem encantado os milhares de espectadores e turistas que passam pelo local, atraindo a atenção para as belezas naturais do Amazonas.
O governador Wilson Lima expressou sua satisfação em ver o estado ser incluído nessa campanha internacional, enfatizando a grandiosidade do Amazonas com sua rica biodiversidade e vastas reservas de água doce. O Amazonas é conhecido por ser o estado brasileiro com a maior preservação da floresta, tornando-o verdadeiramente singular.
A escolha do Amazonas pela Embratur baseou-se em um levantamento criterioso de dados, que receberam segmentos que mais atraem turistas dos EUA, destinos tradicionalmente procurados pelo público-alvo e disponibilidade de malha aérea com menor tempo de deslocamento internacional.
Os EUA são os principais emissores de turistas para o Amazonas, representando 31% dos estrangeiros até o primeiro quadrimestre de 2023, de acordo com dados da Amazonastur, a Empresa Estadual de Turismo.
A campanha da Embratur destaca outros novos destinos turísticos brasileiros, como Rio de Janeiro, Salvador, Foz do Iguaçu, Fernando de Noronha, Belém, Chapada dos Veadeiros, Natal e Pipa, Pantanal e Fortaleza e Jericoacoara. Um vídeo de 30 segundos é o carro-chefe da campanha, mostrando diversas experiências turísticas encontradas no Brasil, abrangendo cenários de praia, natureza e cidades. Além disso, outros quatro clipes de 15 segundos são focados em segmentos turísticos específicos, como cultura, gastronomia, sol e praia, e ecoturismo. A campanha visa promover a diversidade e os atrativos turísticos do país para o público americano.
Brasil com S
Conforme a Embratur, uma das novidades da campanha é que, mesmo em língua inglesa, em que o nome de nosso país é grafado com a letra Z, a Embratur optou por escrever o Brasil com S.
As peças da campanha fazem um jogo de palavras que representam o Brasil e, em inglês, iniciam com a letra S. O slogan central é “It’s Spectacular. It’s Brasil”, mas, a cada peça, há uma nova palavra iniciada em S para falar do Brasil, como Sustainable (sustentável), Sunny (ensolarado), Scrumptious (esplêndido) e Sambalicious (trocadilho que une Samba e Delicious – neologismo usual nos EUA para qualificar coisas que são positivas, emocionantes, inspiradoras).
De acordo com o órgão federal, a campanha também compara as curvas do S com a sinuosidade dos nossos rios e da paisagem de nossos cartões postais.
“A Marca Brasil já traz a leveza da curva como uma marca de nosso país. O Brasil com S que agora se afirma para o mundo com o país da sustentabilidade, que tem responsabilidade climática e faz do turismo uma das principais ferramentas de transição para uma economia verde. Esse é o Brasil que o mundo quer visitar, esse é o Brasil que está em nossa campanha”, finaliza o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.