Na manhã de quinta-feira, 29 de junho, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) inaugurou a Delegacia do Turista, por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI). Essa unidade foi criada para atender exclusivamente durante o 56° Festival Folclórico de Parintins, nos dias 29, 30 de junho, 1° e 2 de julho, em horários específicos. Seu objetivo é fornecer assistência aos brincantes que vieram prestigiar a disputa dos bumbás Caprichoso e Garantido.
A cerimônia de abertura conto com a presença do secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur, do diretor do DPI, delegado Paulo Mavignier, e demais prisões civis que trabalharão na delegacia.
O secretário de Segurança Pública, General Mansur, enfatizou o compromisso do Governo do Amazonas com a segurança pública durante o festival. Ele reconheceu a importância da Delegacia do Turista como uma iniciativa significativa da Polícia Civil do Amazonas para atender aqueles que chegam a Parintins para participar desse grande evento. Todas as ações realizadas são de acordo com a liderança do governador Wilson Lima de intensificar a segurança durante o maior festival folclórico do mundo.
A delegacia foi estrategicamente localizada no Porto de Parintins, para oferecer as melhores condições aos turistas que precisarem dos serviços de atendimento. O diretor do DPI afirmou que os reclusos civis lotados na unidade estão preparados e treinados para atender os brincantes, incluindo o atendimento bilíngue para receber os estrangeiros.
Foi estabelecido um Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para atendimento específico, por meio do número (92) 99270-7803, que estará disponível 24 horas por dia. Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) já está em funcionamento para monitorar em tempo real o perímetro interno e externo do Bumbódromo. Foram instaladas Plataformas de Observação Elevada (POEs) e câmeras de monitoramento na cidade, bem como câmeras de reconhecimento facial nas entradas do Bumbódromo.