Destacando a vivência da cultura ancestral: Etnoturismo nas comunidades indígenas do Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), oferece roteiros de etnoturismo que possibilitam vivenciar rituais tradicionais das comunidades Tatuyo e Cipiá. As comunidades fazem parte do Plano de Ordenamento Turístico da Amazonastur e recebem visitantes nacionais e internacionais em vivência cultural e autoconhecimento.

A comunidade Cipiá foi a primeira a abrir para visitação em Manaus, há cerca de 20 anos, e o cacique Kumüa Thoalamü conta que a iniciativa surgiu para resgatar a cultura indígena tradicional e defensora das famílias.

Já a comunidade Tatuyo, do Alto Rio Negro, oferece contação de histórias, apresentação de danças e rituais, pinturas corporais e artesanatos que representam as crenças e etnias indígenas.

O cacique Pinõ, da comunidade Tatuyo, destaca a importância da preservação da cultura dos povos originários e da relação harmoniosa com a natureza. Os visitantes podem explorar trilhas pela floresta, observar a fauna e flora, degustar ingredientes utilizados na culinária indígena e vivenciar um dia de imersão nas comunidades em um passeio fluvial pelo Rio Negro.

É importante ressaltar que as agências de turismo que realizam a atividade devem solicitar a autorização dos órgãos gestores ambientais para visitar as comunidades.

Contatos

Comunidade Indígena Cipiá

+55 92 99118 4736

Instagram: @aldeia_cipia

E-mail: [email protected]

 

Comunidade Indígena Tatuyo

+55 92 98439 5341

Instagram: @tatuyos_oficial

Compartilhe

Deixar Comentário