A iniciativa Rotas Amazônicas Integradas (RAI) reuniu os estados da Região Norte em uma reunião durante a 11ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), em Belém (PA), com o objetivo de promover o turismo na Amazônia por meio da estruturação da malha aérea e produção de materiais de divulgação. O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas e coordenador da RAI, Gustavo Sampaio, enfatizou a importância do conjunto de trabalho realizado pelos estados do Norte.
Com o crescente significado da região amazônica, especialmente no contexto da sustentabilidade, Sampaio destacou a necessidade de uma abordagem integrada para o turismo, que se tornou uma questão transversal. O principal objetivo da iniciativa é fortalecer ainda mais o setor turístico na região, visando aos grandes eventos que ocorrerão nos próximos anos.
Destacando a realização da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em Belém, em novembro de 2025, o secretário adjunto de turismo do Pará, Lucas Torres, afirmou que a principal meta da RAI é atrair turistas para os demais estados. Ele enfatizou o potencial da Amazônia para oferecer experiências turísticas únicas e observou a importância de mostrá-la cada vez mais ao mundo.
Durante a abertura do evento, o presidente da Amazonastur, representando o governador Wilson Lima, destacou a importância de fortalecer o turismo na Amazônia, considerando-o como uma matriz econômica geradora de empregos, renda e oportunidades para a região Norte.
A RAI está presente na Fita com um estande dedicado à promoção dos sete estados que compõem a Região Norte. A secretária de turismo do Amapá, Anne Monte, enfatizou que a participação do estado na feira proporciona maior visibilidade nacional e internacional. Ela enfatizou a importância da organização coletiva para alcançar resultados mais experimentados pelo meio da RAI.