Durante a temporada de cruzeiros 2022/2023, mais de 13 mil turistas estrangeiros desembarcaram em Manaus a bordo de navios luxuosos. A capital amazonense recebeu 12 embarcações desde outubro de 2022 até a primeira quinzena de abril deste ano, com uma média de três navios por mês. A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em conjunto com o Governo do Amazonas, via Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), promoveu o receptivo dos turistas.
A cidade tem atividades oferecidas como rituais indígenas, apresentação de boi-bumbá, entrega de mapas bilíngues e intervenção artística, além da entrega de artesanatos regionais aos turistas que desembarcam. O objetivo é não apenas incentivar a economia local, mas também apresentar a cultura brasileira e amazonense aos estrangeiros.
O mês de dezembro foi o que recebeu o maior número de turistas, com 4.612 mil em dois cruzeiros distintos, sendo que o maior navio desta temporada, o Volendam da empresa Holland América, chegou a Manaus em 1° de dezembro de 2022 com 2.365 mil cruzeiristas a bordo. Para a próxima temporada, estão previstos 34 escalas em Manaus, o que representa um aumento de 100% em relação à temporada atual.
A temporada atual, por sua vez, trouxe três navios que visitaram a capital amazonense pela primeira vez: Insígnia, Volendam e Ocean Explorer, que juntos trouxeram mais de 3.818 mil turistas à cidade.
A atividade turística é uma oportunidade de emprego e renda para muitas pessoas e pode se tornar uma mola propulsora para a economia da cidade, como destaca o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso. A temporada 2022/2023 possibilitará uma análise qualitativa do índice de satisfação dos turistas em relação ao receptivo, opções de lazer, gastronomia, telefonia, sinalização e limpeza pública, com balanço final previsto para junho deste ano.
O último navio desta temporada, o Silver Shadow, chegará a Manaus no dia 14 de maio, com 694 turistas, representando uma injeção de R$ 280.376,00 na economia, com um gasto médio de 80 dólares por dia.