No 56º Festival Folclórico de Parintins, realizado em Parintins, Amazonas, o Governo do Estado incorporou uma experiência turística ampliada pelo meio do Turistódromo, localizado na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Um dos destaques foi o sucesso do Passaporte Parintins, que distribuiu 700 unidades em menos de três horas para os visitantes da encantadora ilha tupinambarana.
Durante o festival, que ocorreu entre 30 de junho e 2 de julho, os turistas que estavam na ilha da magia puderam desfrutar gratuitamente dos serviços oferecidos no Turistódromo. Entre as atrações estava uma cabine fotográfica personalizada, vídeos em 360º, espaços instagramáveis e atendimento de 14 órgãos públicos e parceiros.
Os agentes de informações da Amazonastur estavam presentes nos pontos estratégicos dos atrativos turísticos, entregando o Passaporte Parintins aos visitantes. Os turistas podiam explorar os locais e colecionar carimbos personalizados, uma forma de guardar lembranças das aventuras vividas durante uma viagem.
“Uma novidade nossa que vai ajudar a movimentar a cidade ainda mais. Nossa proposta é levar-los (visitantes) aos turistas turísticos e aquele que vier com três carimbos, feitos agentes de informação, vai passar no Turistódromo e ganhar um chapéu, um brinde adaptado ao calor de Parintins”, afirmou Gustavo Sampaio, presidente da Amazonastur. “Aqui é o calor do estado do Amazonas para proporcionar uma melhor estadia e uma experiência inesquecível para o turista que vier aqui na ilha de Parintins”.
Os pontos em que os agentes estavam carimbando o passaporte incluíam o Aeroporto Regional Júlio Belém, Porto, Mercado Municipal, Bumbódromo, Catedral de Nossa Senhora do Carmo e o próprio Turistódromo.
Estima-se que cerca de 120 mil turistas já visitaram a ilha durante o 56º Festival Folclórico de Parintins, de acordo com a Amazonastur.
Os visitantes também aproveitaram as atrações do Turistódromo, como os espaços instagramáveis, onde puderam tirar fotos. Leandro Xavier, um marinheiro que já havia participado do festival anteriormente, considerou o espaço montado pelo Governo do Amazonas na praça da Catedral uma parada obrigatória para os turistas.
“A pessoa que vier para cá tem que vir na praça da Catedral, aqui fala um pouco da cultura de Parintins, né? É muito legal mesmo”, avaliou o turista, natural de Maués.
Raira Lins, uma torcedora do boi Garantido que estava visitando a ilha pela primeira vez, expressou sua animação e esperou pelo festival.
“É uma ilha da magia, né? Então, estou com o coração a mil, estou animado para ver o meu boi, que é o Garantido, e espero é muito grande. pintura (indígena) que eu fiz, porque mostra um pouco sobre a nossa cultura”, finalizou um turista, natural de Manaus.